terça-feira, 23 de março de 2010

Mitos da mídia: menino asiático “soldado das FARC”

A grande mídia privada, no seu afã de tentar destruir politicamente todo e qualquer foco de contestação à ordem global capitalista, produz frequentemente situações realmente absurdas. Em janeiro, o jornal espanhol El Mundo publicou na internet a foto de um suposto soldado-mirim das FARC (a guerrilha marxista que luta há décadas para derrubar o autoritário regime oligárquico colombiano), que segundo a reportagem, estaria portando um fuzil soviético AK-47. Só que o que se vê claramente na foto é um menino asiático, provavelmente cambojano, portando um fuzil estadunidense M16!


Continuando, a reportagem traz outras insanidades que seriam de dar risada, não fosse o assunto tão sério. Segundo o jornal, haveriam cerca de “17.000 meninos portando fuzil na Colômbia”, isso quando o próprio ministério da defesa colombiano diz que as FARC têm no máximo 8.000 combatentes - de que lado então estão 17.000 meninos de fuzil?

Intencionalmente, o jornal espanhol fecha os olhos para a real situação das crianças na Colômbia, onde segundo a OIT 2 milhões de crianças se veem obrigadas a trabalhar para sobreviver, e onde, segundo ONGs e a União Europeia, outras milhares vivem nas ruas (nenhuma delas por sinal nas áreas da guerrilha). Pior, o mesmo jornal fecha os olhos quando na própria Espanha, crianças são flagradas portando armas, fornecidas pelo próprio Exército! Aconteceu nas Ilhas Canárias em maio passado (fotos abaixo), onde o regimento de infantaria Soria 9 “abriu suas portas” pra ensinar às crianças espanholas a brincar de guerra com armas de verdade. Hipócrita e hediondo, como só mesmo os agentes do capital conseguem ser.

Nenhum comentário: