quarta-feira, 15 de setembro de 2010

O sujo e o mal lavado

Esquentando a briga eleitoral, a candidatura de Dilma Rousseff acionou o TSE pedindo direito de resposta contra a coligação de José Serra, ocorrida há um mês, em que o concorrente tucano afirma com todas as letras que "a Dilma aumentou a conta de luz". Os petistas alegam que a culpa pelos aumentos da conta de luz "não é do governo Lula", já que, lembram eles, quem determina os aumentos da luz é a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O pedido foi negado, a exemplo de outro de igual conteúdo impetrado dias antes. Afinal, ninguém em sã consciência pode engolir que o governo "lave as mãos" sobre questão tão importante quanto o aumento das tarifas de energia, empurrando a responsabilidade que devia ser sua à uma "agência reguladora" supostamente "autônoma"...

De fato, a culpa do governo Lula pelas altas tarifas de energia (uma das maiores do mundo), reside justamente na sua omissão com relação a uma questão que devia ser estratégica. "Autônoma" do governo, a ANEEL, a exemplo de outras agências reguladoras, não é nem um pouco autômoma com relação ao mercado, como fica evidente pelos generosos aumentos, sempre muito acima da inflação, autorizados pela agência às empresas do setor. É literalmente a raposa cuidando do galinheiro, uma situação vergonhosa que o governo Lula e a "sra." ministra-chefe Dilma Rousseff sequer tentaram mudar nos oito anos que o povo lhes confiou. Nesse sentido, portanto, a acusação da oposição de direita demo-tucana de que o governo é culpado pelos aumentos das tarifas está mais do que correta.

No entanto, o detalhe crucial, ao qual a oposição de direita faz boca-de-siri, é de que, se hoje a raposa cuida do galinheiro no setor energético, a culpa é justamente deles! Pois foi no governo FHC, da coligação demo-tucana, que se instituiu o atual modelo de "agências reguladoras autônomas", sem contar a própria privatização do setor elétrico, que levou a conta de luz a disparar em mais de 200% só no primeiro mandato demo-tucano.

Como diz o ditado popular, é o sujo falando do mal lavado.

Nenhum comentário: