quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Em quem acreditar?

Há vezes em que se torna difícil, pra não dizer impossível, decidir de que lado ficar em certas disputas de poder, especificamente quando não há "inocentes" entre as partes em conflito. Este parece ser o caso na queda-de-braço entre o Ministro do Esporte, Orlando Silva, e a grande imprensa (capitaneada pela revista Veja) que o acusa de envolvimento em escândalos de corrupção.
 
Fato é que o partido do ministro, o PCdoB, não é nem um pouco digno de confiança (um partido que comanda os leilões de privatização do nosso petróleo e altera o código florestal em benefício do agronegócio, e que ainda assim tem a cara de pau de se dizer "comunista", já provou ser maquiavélico o suficiente para fazer qualquer coisa, inclusive roubar "em nome do socialismo"). Mas por outro lado, a baixeza de caráter do acusador e da revista que lhe dá voz põem em xeque a imparcialidade da acusação. De uns anos para cá a revista Veja acostumou-se a sair lançando acusações impunemente, nunca com provas, apenas apresentando "denúncias" temperadas com o seu já mais que característico repertório de "gravações" comicamente apresentadas por escrito. Se alguém gravou de verdade a ligação de terceiros, sem contar que isso é crime, pouco importa. Importa ao tablóide dos Civita vender notícia e, claro, estar sempre batendo em um governo que, por puro fanatismo conservador, eles jamais engoliram.

Fica difícil saber de que lado está a verdade. Se, por um lado, tanto o PCdoB quanto o governo Dilma inspiram cada vez menos confiança perante a classe trabalhadora por seu total comprometimento com o grande capital, além é claro por recorrerem cada vez mais à prática da corrupção, por outro lado, talvez por suas origens "vermelho-terroristas", este governo tampouco inspira confiança a certos setores do grande capital, incluindo aí a nossa "livre imprensa".

Mais uma vez a sabedoria popular diz tudo: é o sujo falando do mal-lavado.

Um comentário:

J.L.Tejo disse...

Nem um nem outro. São faces da mesma moeda.