segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Cadê os direitos humanos?

Pra essa grande mídia que tanto se preocupa com blogueiros "dissidentes" em Cuba (que por sinal, a julgar por suas infindáveis entrevistas à imprensa estrangeira, parecem ser os "dissidentes" mais livres do mundo); pra essa mídia que tanto se atenta a massacres de "opositores pacíficos" na Síria (de novo, a exemplo da Líbia, a "oposição pacífica" mais bem armada do mundo), dessa mídia tão vigilante no cumprimento dos "direitos humanos" nos países inimigos do "ocidente" (ou melhor dizer, do grande centro capitalista internacional), soa estranho não se ver quase nada sobre as violações dos direitos humanos aqui mesmo no Brasil.

Fingem hipocritamente que direito à moradia não é direito humano. Por obra do governo fascista de Geraldo Alckmin (PSDB), quase 9000 pessoas são expulsas à força de suas casas na comunidade do Pinheirinho em São José dos Campos (SP), para a seguir verem suas casas serem demolidas junto com seus móveis, pertences e recordações, tudo junto transformado em escombros apenas para agradar a um banqueiro corrupto que roubou aquelas terras do Estado através de grilagem, e na imprensa só se fala brevemente e depois deixa-se o assunto morrer. Moradores sem-teto continuam sendo expulsos à força pela polícia de prédios desocupados que poderiam muito bem servir-lhes de moradia, mas por obra da "justiça" capitalista, servem tão-somente à ganância da especulação imobiliária.
Acaso o direito à greve não é um direito humano? Onde estão os direitos humanos dos PMs grevistas da Bahia, que por quererem simplesmente um aumento salarial real (acima da inflação) sofrem das mais diversas ameaças, têm seus líderes expulsos da corporação, presos por "formação de quadrilha", etc? Claro, à mídia só interessa mostrar os excessos cometidos por uma minoria desses grevistas, o aumento da insegurança pública, os prejuízos do comércio (!!), etc. Falar dos motivos que empurraram os PMs baianos na direção de tão duro confronto, imagina, isso não faz parte da função da imprensa livre! E os bombeiros do Rio, presos às centenas pelo governo do Estado apenas por exercer o direito humano à greve? 

Ah, se isso tudo se passasse no Irã, na Venezuela ou em outro país do "eixo do mal"... 

Há nove dias que o jornalista Pedro Rios se mantêm em greve de fome em frente à sede da Globo no RJ, sendo inclusive constantemente hostilizado pela polícia em solidariedade à comunidade do Pinheirinho e em protesto contra a cobertura tendenciosa da imprensa no caso. Alguma letra sequer foi divulgada na imprensa sobre essa greve de fome de um verdadeiro dissidente do regime brasileiro? Pros capitalistas, "greve de fome" de "dissidente" só há quando um bandido comum, preso por agredir a esposa, morre na prisão. Mas claro, somente se isso ocorrer nalgum país "inimigo jurado" dos capitalistas e de sua mídia chapa branca...

Nenhum comentário: