quarta-feira, 9 de maio de 2012

Dilma muda nossa poupança pra dar mais lucros pros banqueiros

Neste mês do trabalho o povo brasileiro recebeu um presente de grego do governo do Partido "dos Trabalhadores". Apenas uma mudança foi feita na regra das poupanças (que já está em vigor), porém uma mudança significativa: pela regra antiga, a poupança iria sempre pagar no mínimo 6,17% ao ano. Agora, sua remuneração passa a ser atrelada à taxa básica de juros do país (a famosa Selic). Sempre que a Selic estiver abaixo de 9%, a poupança passará a remunerar em torno de 70% da Selic. Isso significa que por enquanto as nossas poupanças não mudam; mas no fim deste mês, o Banco Central irá decidir o novo valor da Selic (que hoje está cravado em 9%), e como a tendência é que que eles baixem ainda mais a Selic, já a partir de junho o trabalhador vai ver a remuneração da sua poupança baixar dos atuais 6,17% para 5,95% ao ano - e essa diminuição é só o começo! Uma sensível diferença, cada vez maior a cada nova baixa da Selic, que sairá dos nossos bolsos direto para engordar os lucros dos banqueiros e grandes capitalistas!

Mesmo com a matemática contra eles, o ministro Guido Mantega e a presidenta Dilma ainda têm a cara de pau de dizer que tal medida é "para o bem do trabalhador". O governo diz que a poupança precisa nos pagar menos para que os juros no país continuem a cair. Então agora o grande culpado por termos as maiores taxas de juros do mundo é a nossa humilde poupançazinha?! A ganância dos grandes especuladores não tem culpa? O desespero desse governo entreguista em tirar cada vez mais do que é nosso pra engordar os lucros dos capitalistas com o bolsa-banqueiro, o pagamento da eterna e impagável dívida pública, não tem nada a ver com isso?

Que os grandes empresários e capitalistas apóiem a decisão do governo do PT de tirar do nosso bolso direto pros banqueiros, isso era de se esperar. Mas o que dizer das grandes centrais sindicais (CTB, CUT e Força Sindical), que ao invés de nos representar, vêm a público apoiar a nova regra? Triste é a classe que, ao invés de ser representada por sindicatos combativos, vive a ser traída por um bando de pelegos e oportunistas...

Exemplos como esse só servem para alertar os trabalhadores que o "país de todos" do governo Dilma/PT, cada vez mais, só é "de todos" para dar ao povo migalhas cada vez menores e aos grandes capitalistas lucros cada vez maiores.

Nenhum comentário: