quarta-feira, 6 de março de 2013

As bandeiras de Chávez serão levantadas com honra e dignidade


(Pronunciamento do vice-presidente da Venezuela, Nicolás Maduro)

Queridos compatriotas que nos escutam e nos veem em todo o território da Pátria e nossos irmãos do mundo:

Hoje, 5 de março, depois de ter participado na reunião do Conselho de Ministros e da Direção Político-Militar da Revolução, fomos aqui para as instalações do Hospital Militar de Caracas para seguir o estado de saúde do nosso Presidente Comandante e acompanhando suas filhas, seus irmãos, seus familiares, quando recebemos a informação mais dura e trágica que poderíamos transmitir ao nosso povo:

Às 16:25 de hoje, 05 de março, faleceu o Comandante Presidente Hugo Chávez Frías, depois de batalhar duramente com uma doença por quase dois anos, com o amor do povo, com as bênçãos do povo e com a lealdade mais absoluta de seus companheiros e companheiras de luta e com o amor de toda a sua família.
A sua mãe e ao seu pai, Elena e Hugo de los Reyes; a seus irmãos, suas filhas, seus netos e a todo nosso povo, lhes transmitimos toda a nossa tristeza e a nossa solidariedade.

Está sendo realizada uma moblilização de toda a Força Armada Nacional Bolivariana, da Polícia Nacional Bolivariana, que neste mesmo momento está se mobilizando para acompanhar e proteger nosso povo e garantir junto ao nosso povo a paz. Paz, queridos compatriotas, respeito e paz devem andar de mãos dadas.

Nesta dor imensa dessa tragédia histórica que toca a nossa Pátria hoje, apelamos a todos os nossos compatriotas, homens e mulheres de todas as idades, para torná-los vigilantes da paz, do respeito, do amor, da tranquilidade desta Pátria.

E nós, seus companheiros, civis e militares, assumimos, comandante Hugo Chávez, sua herança, seus desafios, seu projecto. Juntamente com o apoio de todo o povo, suas bandeiras serão levantadas com honra e dignidade.

Comandante, onde está você, obrigado, mil vezes obrigado por esta parte deste povo que você protegeu, amou e você nunca falhou com você.

A nosso povo pedimos canalizar nossa dor em paz, com tranquilidade. A todas as organizações sociais e políticas da Pátria, a todos, com respeito, em um momento de profunda dor, só cabe a compreensão, o respeito mais profundo aos maiores ideais de paz, de patriotismo e democracia do Comandante Presidente Hugo Chávez.

A todos os povos irmãos do mundo, Presidentas, Presidentes que têm nos chamado em todas essas horas e minutos de dor e dificuldade, agradecemos eternamente, pois sabemos que em nosso mundo de hoje, encontra-se um amor e um grande reconhecimento a quem desenvolveu os projetos de vida mais belos e humanistas que se têm reconhecido em décadas de história de luta de nossa região por sua independência e da humanidade por paz.

Assim, nós aqui, em nome da família do comandante Hugo Chávez, do Governo Bolivariano e da Força Armada Nacional Bolivariana e de toda Venezuela, nós dizemos a nosso povo: vamos acompanhar até sua última morada nosso Presidente Comandante em paz, abraçando-nos como uma família, juntos, como uma família, filhos e filhas da Pátria, jovens, trabalhadores, todos, homens, mulheres, juntos como uma família, a família desta Pátria, que nos deixa por herança, livre e independente, o Comandante-em-Chefe e Chefe Supremo, esta eterna força revolucionária, nosso comandante Hugo Chávez.

Queridos compatriotas, muita coragem, muita força, muita integridade; devemos crescer acima desta dor e dessas dificuldades; temos que unir mais do que nunca, mais disciplina, mais colaboração, mais fraternidade; cresçamos, vamos ser dignos herdeiros e filhos de um homem gigante como foi e sempre será na memória o Comandante Hugo Chávez.

Que não haja fraqueza, que não haja violência, que não haja ódio; que em nossos corações habite o único sentimento que teve o comandante Chávez: o amor, amor pela vida, pela história, pela Pátria, pelo futuro, amor, paz, unidade e disciplina.

Como nos disse em 8 de dezembro, em sua mensagem para o nosso país, inesquecível mensagem: "Unidade, batalha e vitória." A vitória de hoje é a união dos povos e da paz, povo e força armada.

Assim, tendo completado essa ingrata tarefa, dolorosa tarefa, dizemos ao nosso povo que nos unamos aqui fora do Hospital Militar, nas praças "Bolívar" de cada povoado, cada aldeia, de cada cidade, de cada capital; que levemos nossos cantos de homenagem e honra a nossos heróis; que levemos o canto de Alí Primera, "aqueles que morrem pela vida não podem ser chamados de mortos", e a partir deste momento é proibido chorá-lo.

Levantemos com o canto de Alí e o espírito de Hugo Chávez as maiores forças desta Pátria, para enfrentar os desafios que nos afrontem, e saiba o nosso povo que tem um governo de homens e mulheres comprometidos a protegê-lo.

Aqueles que não apoiaram nunca o Comandante Hugo Chávez, respeitem a dor do povo; também os chamamos à paz, como venezuelanos e venezuelanas, à paz.

É hora de pensar em nossas famílias, em nosso país. Para você, a nossa mensagem é dirigida.

Não falaremos mais, tudo que tínhamos a dizer já dissemos na tarde de hoje e nos dias anteriores. Hoje, só dizemos: respeito, respeito, e a nosso povo também.

Vamos continuar nas próximas horas informando todos os planos de homenagens póstumas ao nosso comandante Hugo Chávez, onde vão ser velados seus restos "imortais", para anunciar os eventos até seu definitivo descanso. Todos esses detalhes que nosso povo quiser saber, nos próximos minutos e horas lhe transmitiremos.

Muita força, muita oração e assumamos essas dificuldades na vida com o maior amor que semeou em nossos corações Hugo Chávez Frías.

Honra e Glória a Hugo Chávez! (Honra e Glória!)

Viva Hugo Chávez! (Que viva Chávez!)

Viva para sempre! (Para sempre! Venceremos!)


transcrições: www.granma.cu

Nenhum comentário: