domingo, 8 de março de 2015

Feliz dia da mulher trabalhadora!

Ao contrário do que a grande mídia vai apregoar neste dia, o Oito de Março não é de todas as mulheres. É dia somente daquela mulher que produz a riqueza, da mulher que não aceita que mandem no seu corpo, que enfrenta de cabeça erguida a dupla jornada no emprego e no lar, da mulher que faz a diferença na sua vida e no mundo.

Pois foi essa mulher, a MULHER TRABALHADORA, que deu seu sangue ao longo dos séculos para conquistar os poucos direitos que você, mulher, hoje possui. Foi na exploração das fábricas que a mulher trabalhadora tomou consciência de sua opressão e se organizou pra lutar e vencer. Foi essa mulher que mudou a História em episódios como nas jornadas das tecelãs de Nova York de 1857 e na greve geral das operárias russas de 1917, que marcou o início da Revolução Russa. Foram essas mulheres, organizadas na Associação Internacional dos Trabalhadores, que criaram o dia da mulher trabalhadora em 1911.

O grito das operárias que criaram o 8 de março diz claramente que há mulheres e mulheres. Mulheres que trabalham, mulheres que exploram. E que o inimigo da mulher não é o homem, mas sim o grande capital privado, que superexplora o trabalho feminino, que oprime a mulher transformando o seu corpo em mercadoria e fonte de lucro. Esse inimigo não tem sexo, pois o dono e gestor do capital tanto pode ser homem quanto mulher. Por isso nunca esqueçam, mulheres trabalhadoras, se o gênero as une, a classe as separa.

Um feliz dia da mulher trabalhadora a todas e a todos!

Nenhum comentário: