quinta-feira, 2 de julho de 2009

Honduras: cerco se fecha contra golpistas




AS RAZÕES DO GOLPE:
Privilégios contrariados, tiques de potências decadentes por fabricar golpes e a velha truculência direitista contra o povo organizado estão entre as causas do golpe. A propósito, desmentindo a grande mídia no seu afã de justificar o golpe, em nenhum momento a reforma constitucional proposta pelo presidente deposto falou em "reeleição presidencial".
Máfia da indústria farmacêutica por detrás do golpe
Revelada a interferência dos EUA no golpe
"O presidente estava dando participacão real ao povo"

COMO O POVO NÃO É BOBO...
Revoltas populares se espalham em defesa do deposto Manuel Zelaya, o "presidente dos pobres"; este por sua vez decide adiar seu retorn
o ao país, em aguardo à viagem nessa sexta do secretário geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Miguel Insulza, que vai a Honduras a fim de iniciar conversações pela rendição dos golpistas.
Rebelião em Honduras é generalizada
Movimentos populares se preparam para prolongar resistência


CERCO SE FECHA, CRESCE DESESPERO DAS OLIGARQUIAS HONDURENHAS:
No exterior, todos os países do mundo condenaram a camarilha que roubou para si o aparelho do Estado, e já movem represálias. Diversos Países como Brasil, Espanha e França romperam relações com Honduras, a Organização dos Estados Americanos (OEA) irá suspender o país caso o golpe não seja dissolvido em dois dias, o Banco Mundial anunciou o cancelamento de empréstimos milionários a Honduras, etc. Até o governo dos EUA, acuado pela reação interna
cional, se viu obrigado a reconhecer o presidente deposto, Manuel Zelaya, como o único legítimo governante. A reaçãoviolenta do regime golpista contra protestos populares era mais que previsível. Como dizia Marx, "o terrorismo (de Estado) é produto de homens (do poder) eles próprios aterrorizados".
Total isolamento internacional a golpistas
Brutal perseguicão a dirigentes populares em Honduras
Golpistas invadem única rádio que ainda transmitia de Honduras
Golpistas endurecem estado de exceção

VOCÊ PODE AJUDAR A DERROTAR O GOLPE. Escreva mensagens de repúdio a mais essa manobra fascista contra a democracia e a vontade popular no nosso continente aos emails de agências governamentais hondurenhas, ou se preferir, encaminhe aos emails o texto logo abaixo. Precisamos matar no nascedouro o golpismo oligarca; se hoje eles tomam Honduras, amanhã eles tomam o Brasil e toda a América Latina.

PRESIDENTE EMPOSSADO PELOS GOLPISTAS
robertomicheletti@congreso.gob.hn

CORTE SUPREMA DE JUSTIÇA
cedij@poderjudicial.gob.hn

EMBAIXADA DE HONDURAS NO BRASIL
embhonduras@ig.com.br

carta de repúdio ao golpe:
Venho por meio dessa repudiar com veemência o golpe de estado ilegítimo com que as forças oligárquicas e anti-democráticas rasgaram a Constituição de Honduras ao seqüestrar e forçar ao exílio com violência o único presidente legítimo do país, Manuel Zelaya. Fazendo coro à comunidade internacional, que já protesta de forma cada vez mais contundente contra o golpe, exijo o retorno ao poder do presidente democraticamente eleito, bem como o respeito à ordem constitucional democrática e a preservação da integridade dos opositores e dos manifestantes que saem às ruas contra o novo e ilegítimo regime que os "senhores" buscam instaurar pela força bruta e ignorante das armas. A História já relegou ao passado tais práticas detestáveis, bem como vai se encarregar de varrer de seu caminho aqueles que insistem em sufucar com autoritarismo a vontade do povo.

Nenhum comentário: