quarta-feira, 8 de julho de 2009

Rapidinhas

Honduras: até quando eles conseguem segurar o osso?

Em mais um duro golpe contra a ditadura oligárquica que se instalou em Honduras há duas semanas, o governo dos EUA declarou que se recusa a receber em Washington qualquer missão diplomática dos golpistas hondurenhos, frustrando as expectativas destes. Ao contrário, o presidente deposto Manuel Zelaya foi recebido ontem pela Secretária de Estado norte-americana Hillary Clinton, o que somado à recente exclusão hondurenha da OEA, evidencia a pressão que o total isolamento internacional impõe às elites golpistas de Honduras. Para piorar ainda mais a situação destes, o chanceler dos golpistas, Enrique Colindres, ainda chamou o Presidente Obama de “negrinho”, numa declaração racista que indignou os EUA e demonstrou o quão brutal e animalesca é a camarilha que roubou o poder do país para si e seus comparsas oligarcas. Enquanto o “estado de exceção” segue em vigor no país centro-americano, o presidente Zelaya declarou que tentará novamente regressar ao país, “dessa vez sem revelar quando nem como”.

“Queres o poder para quê?”

Com a defesa desavergonhada que Lula e sua candidata Dilma Roussef vem movendo a favor do senador-coronel José “roubo-em-ato-secreto” Sarney, sempre em nome da maldita “governabilidade”, algumas perguntas ficam no ar: primeiro, para quê afinal o PT tanto quer “esse poder”? Se é para usá-lo exatamente que nem os tucanos, mais fácil seria entregá-lo de uma vez a Serra e voltar a ser “oposição destrutiva”. Segundo, diante de tudo isso, o que leva alguns sindicalistas, intelectuais “de esquerda” e certos setores da “pequena mídia” a insistirem em apoiar um governo como esse? Seriam as verbas publicitárias federais ou o maquiavelismo petista é mesmo contagioso?

Alguém ainda quer "reformar" o capitalismo?

Primeiro a ONU divulga que a ajuda financeira dada aos bancos no ano passado foi quase dez vezes maior do que a ajuda a países pobres em meio século (US$ 18 trilhões só em 2008 de cofres públicos a bancos privados; US$ 2 trilhões doados ao terceiro mundo nos últimos 49 anos); agora a ONU também informa que a crise econômica atual deverá aumentar em até 90 milhões o número de desnutridos no mundo. Também segundo a ONU, de acordo com esses indicadores um único ano de crise pode ter sido suficiente para retroceder em 20 anos os níveis de pobreza dos países “em desenvolvimento”. Tudo graças à anarquia do "livre mercado" e à especulata desenfreada de banqueiros e “investidores” irresponsáveis, justamente os que mais vêm ganhando com a crise. Parafraseando Rosa Luxemburgo, ou acabamos de uma vez com o capitalismo ou ele acaba conosco!

Gol de placa contra o futebol-para-o-lucro

Em evento na Nigéria, Pelé pediu à FIFA (entidade máxima do futebol mundial) que estabeleça um teto salarial para os jogadores de futebol, alertando que as enormes quantias de dinheiro envolvidas atualmente no esporte podem prejudicar a imagem deste. Há um mês o clube espanhol Real Madrid anunciou a contratação do meia-atacante português Cristiano Ronaldo por nada menos que 180 milhões de dólares, a mais cara contratação da história do futebol. Pode alguém em sã consciência acreditar que um ser humano vale tudo isso?

Estado-pária

Chefe de Comissão da ONU “lamenta” falta de cooperação de Israel nas investigações sobre violações de direitos humanos durante a recente ofensiva sionista na faixa de Gaza. Entre outras coisas, o governo do Estado campeão mundial de violações das leis internacionais proibiu a entrada dos inspetores da ONU tanto em sua área quanto nos territórios palestinos.

Nenhum comentário: