domingo, 4 de setembro de 2011

O verdadeiro culpado

Estudo da Fundação Getúlio Vargas, baseado em dados do governo federal, aponta que cerca de 40 bilhões de reais teriam sido desviados dos cofres públicos nos últimos sete anos. É um número impressionante, que se fosse apresentado isoladamente só reforçaria a ideia de que a corrupção é o grande mal do Brasil. Só que existe outro número ainda mais espantoso que não deixa mentir onde está a verdadeira sangria que devora os recursos públicos do país:
 conforme aponta a Auditoria Cidadã da Dívida, nos últimos 17 anos o Brasil desperdiçou 7 trilhões de reais com o pagamento da dívida pública. Em termos anuais, enquanto a corrupção teria nos custado R$ 6 bilhões, o "bolsa banqueiro" nos custou 412 bilhões, valor quase setenta vezes superior ao da corrupção "oficial".

De fato, a corrupção é mesmo o maior problema do país. Só que os verdadeiros corruptos são os grandes banqueiros e mega-especuladores. Além é claro dos burocratas que definem a política econômica que faz do Brasil o paraíso das especulatas do capital financeiro. 

A corrupção, não aquela do roubo puro e simples, mas sim aquela intrínseca ao sistema capitalista em si, nunca esteve tão em alta quanto nos dias atuais.

Nenhum comentário: