sexta-feira, 9 de julho de 2010

Denúncia: Serra persegue jornalistas em São Paulo

A denúncia é do jornalista Luis Nassif, que falou em seu blog do caso do colega de profissão, o apresentador da TV Cultura Heródoto Barbeiro, demitido subitamente após vários anos trabalhando na emissora. O suspeito é que, pouco antes de ser demitido, Heródoto discutiu com o ex-governador e candidato a presidente, José Serra, durante gravação do programa de entrevistas Roda Viva. O assunto era a responsabilidade do ex-governador paulista nos pedágios abusivos cobrados no Estado. Quando indagado a esse respeito de forma veemente por Heródoto, Serra retrucou de forma áspera e ameaçadora, dando a entender que haveriam represálias à ousadia do repórter.

Essa não é a primeira vez que políticos do PSDB lançam ataques à democracia e à liberdade de expressão, manipulando, ameaçando e interferindo na imprensa sempre e onde lhes é possível. O caso da TV Cultura, emissora pública de São Paulo, é emblemático. Embora em tese a Cultura não esteja subordinada ao governo do Estado, é longo o histórico de interferências das gestões estaduais tucanas de Geraldo Alckmin e José Serra na Fundação Padre Anchieta, controladora do canal. De fato, outra mostra do poder do PSDB sobre a emissora e da falta de escrúpulos deste partido em ferir a liberdade de expressão ao seu bel-prazer foi dada esta semana, quando Gabriel Priolli, diretor de jornalismo da TV Cultura, também foi demitido da emissora pública. Priolli, que estava no cargo há apenas uma semana, havia sido pressionado por conta de uma reportagem por ele planejada que desagradava ao poder tucano, novamente sobre a questão dos pedágios no Estado.

Diante disso tudo, como fica a condição do candidato José Serra perante a sociedade? Como um senhor que age como ditador no seu "curral eleitoral" pode ainda almejar ser o representante eleito do povo para a Presidência da República? Como esse senhor ainda tem coragem de acusar governos progressistas de outros países de violar os direitos humanos, quando ataques à liberdade de expressão, perseguições políticas, enfim violações aos direitos humanos, são a marca registrada de suas gestões em São Paulo? E por último, qual o risco à democracia no Brasil caso seja eleito à Presidência um senhor como esse, autoritário, inescrupuloso e sedento por poder, ainda mais tendo grandes parcelas dos setores mais agressivos e poderosos da mídia nacional decididamente a seu favor?

Nenhum comentário: